segunda-feira, 24 de setembro de 2007

DITADURA

A repressão foi uma conseqüência. Em25 de março 1961 o presidente do Brasil já manteve um pouco mais de 8 anos político independente, mais a população não gostou. Os trabalhadores lutavam pelos seus direitos. Entraram no regime de anarquia, nas ruas não havia mais nada. Defendiam a legalidade, a paz dizendo que o segundo tiro seriam o deles. Eles tiveram que tomar o poder porque estava vago. Os militares possuíam poder que pensavam um país autoritário. Militar não era para mandar era para guerrear a assembléia teve vários candidatos caçados. Para a maioria o regime regional não teve a menor diferença. Em 1967 Costa e Silva foi designado o presidente do Brasil .Em Porto Alegre a escola Júlio de Castilho estava a favor do regime militar. Em 1967 vários alunos foram expulsos encerrando os regimes. Se a liberdade do cidadão for libertado tudo se resolveria. Em agosto 1968 uma tropa de manifestação foi feita e as portas da igreja foram abertas para se instalar lá. Muito brasileiros tiveram que sair do país e outros tantos foram presos, mortos, desaparecidos.

A revolução farroupilha



No dia 21 de setembro Bento Gonçalves entrou vitorioso na vila, pois foi a primeira e a última vez que entrou na farroupilha .No 16 de setembro de 1940 o soldados farrapos começaram mostrar situação de derrota .Caçapava do Sul foi a Segunda capital farroupilha . Piratini foi a primeira capital farroupilha
Houve também a batalha dos porongos. As divergências de Bento e Garibalde.
O massacre foi ordenado pôr Ganabarro os farrapos prometeram aos negros que iam ser livres.
16 de julho 1940 o exercito se preparava para a guerra esta para acontecer umas das batalhas mais sangrentas da Revolução Farroupilha. A vitória foi dos farrapos no 21 de setembro .Bento Gonçalves foi para o Rio Grande do Sul .181 farrapos foram mortos nesse período o estado do RS tinha 14 cidades. Quando os farrapos chegaram na cidade de Caçapava foram saudados pôr uma multidão.
Morreram 500 homens nessa guerra, a bandeira do RS tem um vermelho no meio em homenagem ao sangue derramado pelo farroupilhas.