OS DIREITOS TRABALISTAS.
O CONTROLE DA IMFORMAÇÃO E A DIFUNSÃO DA "BOA IMAGEM"DO GOVERNANTE COM UM VERDADEIRO CULTO A PERSONALIDADE.
A RELAÇÃO ENTRE OS INTREGALHISTAS E OS COMUNISTAS.
A partir de novembro de 1937 Getulio Vargas impôs a censura aos meios de comunicação, reprimiu a atividade política, perseguiu e prendeu inimigos políticos adotou medidas econômicas nacionalizantes,deu continuidade a sua política trabalhista com a criação da CLT em 1943, aprovou novas leis de regulamentação como o salário mínimo, estabeleceu ao longo de seu governo um rígido controle sobre os sindicatos submetendo-os ao Ministério do trabalho e impondo-lhes lideranças fiéis ao regime. Varias das leis trabalhistas reunidos pelo governo Vargas na CLT, já tinham sido conquistados pêlos trabalhadores.
Em 1939 , durante o Estado Novo,Vargas departamento imprensa e propaganda criou o (DIP), inicialmente sob a direção de Lourival Fontes (jornalistas).O DIP era encarregado da censura dos meios de comunicação .A propaganda desenvolvida por ele foi responsável por difundir a imagem do progresso e do desenvolvimento associados diretamente à figura de Vargas. A valorização da imagem do líder é
uma das características dos regimes fascistas,assim como dos governantes
populistas.
A partir de 1934,crescem no Brasil duas tendências políticas.
A primeira era o Nazi-Fascismo;o Segundado socialismo marxista .
Ambas criticavam o Estado burguês-liberal e a "Democracia" por
Ele desenvolvida. Contudo elas possuíam diferenças inconciliáveis.
O Fascismo Brasileiro (INTEGRALISMO),conhecido pela sigla (AÇÃO
INTEGRALISTA BRASILEIRA) foi criado por Plínio Salgado em
1932 e que alimentavam o sonho de atingir o poder com o apoio de vargas.A corrente contrária denominava-se ANL (ALIANÇA NACIONAL LIBERTADORA) foi criada por Luís Carlos Prestes, seu crescimento incomodava as elites que sonhavam com o poder que foram obrigados á agir com clandestinidade. O partido Comunista do Brasileiro que se associara á ANL opta pela revolução armada para tomar o poder. Ao final de 1935 um levante conhecido como intentona é sufocado por Vargas, que decretou o estado de sítio. No inicio de 1937 as correntes políticas iniciam a movimentação para as leis á presidência. Foi armado um plano de COHN como ficou conhecido por ser assassinado por uma pessoa com o nome que era uma farsa forjado por alguns militares Integralista. A ameaça garantiu mais uma vez o estado de sítio, muitos foram presos e a empresa sofreu muito. Em novembro de 1937 Vargas determinou o fechamento do congresso nacional e dos legislativos estaduais e municipais suspendeu a realização das eleições presidenciais extinguiu os partidos políticos revogou a constituição de 1934 e outorgou uma nova carta constitucional. Inaugurava-se o período ditatorial de seu governo, chamado de Estado Novo.
Um comentário:
Parabéns pela produção do texto. Estou feliz com o progresso de vocês duas, tenho agora novas alunas. OK
Postar um comentário